segunda-feira, 13 de junho de 2011

Nem tudo tem de ser mau no Aquecimento Global

Porque não tirar partido do melhor que os fenómenos atmosféricos têm para nos dar? Porque nos lastimamos com as consequências em lugar de usufruir delas?

Para tentar contrariar mais esta susposta fatalidade acarinhada e nutrida pelo nacional fatalismo, proponho o Projecto "Monsanto Tropical" (confesso que o célebre e disruptivo "Alentejo Digital" me inspirou...)!

Em que consiste? Simplesmente em alavancar nas alterações climatéricas que por aqui vão acontecendo, para transformar o Parque de Monsanto numa autêntica rainforest tropical de 1.000 hectares mesmo às portas de Lisboa!

Que benefícios trará? Para além da capacidade acrescida para processar o CO2 urbano, dotará Lisboa de um novo polo de atracção turística! Ora pensem lá como qualquer cidadão europeu não-periférico: Porquê queimar preciosos dias de férias em longas viagens para apreciar uma selva tropical na Costa Rica, no Quénia ou no Vietname, quando o podem fazer num simples citybreak em pleno Espaço Schengen e Zona Euro?

E como, perguntarão os mais cépticos. Por acaso acham que a Troika nos deixará gastar dinheiro numa coisa destas? Sim, porque será concretizado através duma parceria público-privada daquelas que não lixam os orçamentos actuais nem futuros! É assim: O Estado entra com Monsanto, a flora é graciosamente cedida pela Horto do Campo Grande, as piranhas já lá estão, só têm de aprender a nadar, e o resto da fauna será facultada a fundo perdido pelo Circo Chen.

Numa 2.ª fase, beneficiando já de uma futura vaga de fundos comunitários, enriquecer-se-á a proposta de valor do Parque Monsanto Tropical com diversos ambientes étnicos importados do Martim Moniz.

Voilà!!! Portugal tem futuro, é preciso é inovar e tirar partido do que a natureza nos oferece.

Sem comentários:

Enviar um comentário